segunda-feira, 4 de março de 2013

Grupo de Teatro Lareira actua em Portugal


O grupo de teatro Lareira Artes participa no festival internacional de teatro Periferias. No evento que se realiza de quatro a 17 de Março – na cidade de Sintra, em Portugal – os actores moçambicanos irão exibir as peças “A Cavaqueira do Poste” e “Mentes e Sonhos”.
Na cidade de Maputo, o Lareira Artes tornou-se uma colectividade teatral célebre quando, em 2010, apresentou, pela primeira vez, no Festival Tunduro, a peça teatral “A Cavaqueira do Poste”. A obra que foi colocada na praça de teatro numa altura em que o mundo se ressentia dos efeitos da crise financeira internacional, mereceu uma sanção favorável por parte dos críticos do teatro.

Algum tempo depois, o Lareira Artes encenou a peça “Cinzas sobre as mãos” escrita pelo francês Laurent Gaudé e encenada por Elliot Alex. A peça que contrapõe, na intriga, os actores Diaz Santana, Lucrécia Noronha e Violeta Mbilane – as duas últimas são licenciadas em teatro pela Escola de Comunicação e Artes – “Cinzas sobre as mãos” é uma obra que retrata a guerra. Dois coveiros, Diaz Santana e Violeta Mbilale, incineram e enterram cadáveres. No meio disso, encontra-se uma sobrevivente, Lucrécia Noronha. É nisso que o teatro que se impõe como um protesto contra os conflitos bélicos evolui.
Com estas peças, desde essa época a esta parte, o Lareira Artes tem estado a participar em festivais internacionais em várias partes do mundo lusófono, com destaque para o Brasil. No ano passado, o jornalista Sérgio Mabombo permitiu que o texto “Mentes e Sonhos”, por si escrito, fosse encenado pelos estudantes da ECA, onde foi apresentado no final do ano.  
Este ano, a convite do grupo português de teatro, Chão de Oliva, que organiza o festival Periferias, o Lareira Artes participa no evento com as peças “A Cavaqueira do Poste” que retrata a crise financeira mundial sob ponto de vista de dois mendigos e “Mentes e Sonhos” que retrata as peripécias dum casal durante o período da guerra civil. Portanto, esta é a nova criação do grupo.
Refira-se que a peça “A Cavaqueira do Poste” será exposta pela segunda vez consecutiva no festival Periferias,  em resposta do apelo feito pelo público português aos organizadores do evento. É que, ao que tudo indica, na altura a peça moçambicana foi uma das grande atracções da edição passada da mesma realização.
Os actores moçambicanos irão partilhar experiências com os seus confrades de países como Angola, Cabo-Verde, Brasil e Portugal. Afinal, o evento consta de exibições e oficinas de teatro com o objectivo de potenciar o teatro dos países falantes da língua portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário