terça-feira, 5 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher: Banda Likute prepara concerto!


O Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, acolhe na noite da próxima sexta-feira, oito de Março, um concerto musical que associa a banda feminina Likute. O evento enquadra-se na celebração do Dia Internacional da Mulher.
Sobre o concerto diz-se que se irá valorizar a exibição do afrofusion, um estilo de música em que as cantoras fazem a fusão de vozes com os instrumentos musicais como, por exemplo,  a mbira, o xitende, o baixo, a guitarra, o teclado, a flauta, incluindo o próprio likute.
A banda Likute existe há cinco anos. Foi fundada em 2007 e neste 2013 percorre o seu sexto ano. É constituída por artistas do sexo feminino, nomeadamente Tinoca Zimba, Nguilozy Aleixa, Neia Naene e Lídia Mate.

A seguir, recria-se um texto publicado no mural das cantoras, em Outubro do ano passado em que as Likute falam do seu percurso artístico-cultural.
Éramos mulheres, como quaisquer moçambicanas, trabalhadoras, mas acima de tudo vencedoras. Pertencemos a etnias completamente diferentes. Havia, entre nós, outras mulheres inclusive que nunca sequer tinham escutado o nome da outra. Mas todas tínhamos um sonho comum no fundo dos nossos corações: “exaltar a voz feminina” para que todo o país, em especial, e o mundo percebessem que a mulher moçambicana é muito especial. Que ela é uma fonte de inspiração, movida pela sua coragem, determinação e imparcialidade. Esses  são os valores e qualidades que caracterizam a nossa colectividade.
Mais de cinco anos depois da criação do nosso grupo, enfrentámos adversidades. Muitas portas fecharam-se para nós, mas outras que geraram bons resultados abriram-se.
Enfrentámos muito preconceito. Vivemos momentos emocionantes, superamos objecções de tal sorte que se, hoje, olharmos para o passado, constatamos que conseguimos fazer algo de que nos orgulhamos. Queremos continuar a trabalhar.
Por tudo o que aconteceu, agradecemos a Deus que sempre esteve connosco. As nossas famílias que acreditaram e confiam em nós. Os amigos mais próximos e distantes. Os fãs e admiradores, incluindo amigos virtuais que nos têm apoiado. Expressamos o nosso agradecimento a todos os que, ao longo desse tempo, contribuíram para o nosso desenvolvimento artístico-cultural.

Outras atracções no evento

Sobre o concerto que já está a ser preparado há bastante tempo, Xixel Langa e Chude Mondlane – algumas das convidas especiais do evento – fazem, a partir dos seus murais do facebook, um convite: “Venham celebrar connosco o Dia Internacional da Mulher e a festa dos cinco anos da banda Likute”.
O evento começa as 20.30 horas e terá lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, na cidade de Maputo. Para as pessoas maiores de 27 anos, o bilhete custa 250 meticais, ao passo que para os menores da mesma idade o ingresso vende-se por 150 meticais.
As irmãs Belita e Domingas, o saxofonista e professor de música Orlanda da Conceição, o baterista Stélio Zoé, incluindo os bailarinos Osvaldo e Engristia Irina são outras atracções do concerto.

Sem comentários:

Enviar um comentário