quarta-feira, 15 de março de 2017

Esta música não exclui a ninguém – Beti Mutunguazi

O gospel é, por natureza, um género de música inclusiva. A flexibilidade em permitir a qualquer intérprete traduzi-la em algum estilo musical, desde os mais eruditos até aos mais populares, faz do gospel uma música que não excluiu a ninguém. Ainda assim, em Moçambique, país focado na produção massiva de ritmos seculares e, não raras vezes, com qualidade repreensível, é pouco conhecido. 
Em Chimoio, Beti Mutunguazi, a concertista-gospel do grandioso mês de Março, momento em que o mundo celebra o Dia da Mulher, têm consciência desta realidade. Por isso, concebe o seu espetáculo agendado para o dia 25 de Março no Cine Montalto, como um movimento contra essa corrente. “Queremos que as pessoas conheçam a Beti e, a partir dela, a música gospel. É importante que se saiba que independentemente de ser ou não cristãs – as pessoas podem gozar da música gospel”, refere.

Nascida em 1992, no Zimbabwe onde os seus pais refugiaram-se da guerra civil que fazia de Moçambique o teatro das operações (hostis à vida humana), além do ativismo no Grupo Dominical da Igreja, ainda na infância, Beti Mutunguazi teve a oportunidade de cultivar os seus dons artísticos – o canto e a dança – no centro cultural local do país vizinho sob a direção da grande estrela da música africana e mundial, Oliver Mtukudzi.
Em 2008, aos 16 anos de idade, representando a província de Sofala, a concertista participou no programa Fama Show, “um reality show, realizado em Maputo que me redundou noutra experiência artística extraordinária”, recorda.
Portanto, com uma experiência humana secular um pouco tenebrosa, dada a guerra que arrastou os pais para o Zimbabwe, e outra cristã, hoje Beti sabe separar o trigo do joio: “como disse, fui bailarina de Oliver Mtukudzi, então já sei como as coisas funcionam por lá. Quando recebi a Jesus Cristo, entendi que, cantando ou dançando, tenho de usar esse dom para Deus, porque Ele mudou a minha vida. Deus tocou-me e tirou-me da poeira”, enfatiza.
Desde sempre, a rainha do gospel Bati Mutunguazi foi fã da canadense Celine Dion – daí o acentuado domínio do soul-music que possui. Neste momento sua musa no campo da música secular é a sul-africana Judith Sephuma. Porém, no mundo gospel admira o norte-americano Donnie McClurkin e a brasileira Ludmila Ferber.
Para tanto, faz sentido a sua definição de gospel como sendo a utilização da música para transmitir uma mensagem construtiva às pessoas. Uma mensagem que, uma vez escutada, pode mudar a vida de alguém para o melhor. De qualquer modo, “o gospel que eu canto é o que transmite a mensagem de Deus – em forma de louvor ou outras, mas sempre para Deus”.
Além da sua Banda Som do Reino, criada em 2015, para o concerto de 25 de Março atuará, na condição de convidado especial, o músico Abel Laste. Porém, a ementa ainda inclui grandiosos intérpretes-gospel provenientes da cidade da Beira, Zion Felimone, Hélder Simos e Zito Chimbia. Entre vários artistas e bandas-gospel locais encontram-se os Triunfantes do Rei.
Segundo Beti, ainda que essa não seja ocasião para o lançamento oficial do seu álbum Mandikoshera, a artista irá expor para o público algumas músicas que enformam o seu disco composto por géneros como o Afro-music, o Soul-music e Raggae.

A diversificação de estilos musicais, nas suas atuações, é uma das estratégias que fazem dos concertos de Beti uma experiência única e inclusiva para os espectadores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário